Um país pode realmente proibir o Bitcoin?

August 24, 2020 by Keine Kommentare

As preocupações de que Bitcoin pudesse ser proibido já se estenderam por mais de uma década, mas está se tornando menos provável com o tempo.

Em resumo

Alguns países já decretaram proibições brancas da Bitcoin Trader.No entanto, a imposição de uma proibição da Bitcoin é um desafio.As tecnologias de evasão da censura permitem que até mesmo cidadãos de regimes repressivos tenham acesso à Bitcoin.

Por um lado, Bitcoin é freqüentemente citado como sendo uma ameaça aos sistemas monetários tradicionais, com o potencial de minar o controle dos bancos centrais sobre a oferta de dinheiro. Há também preocupações (em sua maioria infundadas) de que a Bitcoin facilite o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro, devido a sua natureza pseudo-anônima.

Mas se é ou não realmente possível para os governos proibir o Bitcoin pode variar de uma região para outra.

A Bitcoin já foi banida em alguns países

A questão de saber se o Bitcoin pode ser banido foi respondida em certa medida, já que a moeda criptográfica já foi oficialmente banida em vários países.

Atualmente, apenas alguns países proíbem o Bitcoin – e proíbem interagir, possuir ou usar a moeda criptográfica sob qualquer forma ou forma. Estes países incluem a Argélia, Equador, Egito, Nepal e Paquistão.

Vários outros, incluindo a Arábia Saudita e Taiwan também introduziram uma proibição parcial da moeda criptográfica, tipicamente bloqueando as instituições financeiras de lidar com a moeda criptográfica ou facilitando as transações de Bitcoin.

Até agora, a grande maioria dos países que restringiram o uso do Bitcoin, ou o proibiram totalmente, estão relativamente baixos no Índice de Democracia do The Economist, e muitos são considerados democracias com falhas ou pior.

O Presidente dos EUA Donald Trump tomou uma posição negativa sobre as moedas criptográficas, no ano passado afirmando que „não é um fã“ delas, e descrevendo seu valor como „baseado no ar rarefeito“.

Entretanto, o risco de uma proibição geral da Bitcoin nos EUA é altamente improvável, dados os esforços de vários grupos de lobbying de moedas criptográficas e uma recente mudança positiva no sentimento entre os formuladores de políticas.

No entanto, ao impor severas exigências regulatórias sobre as ramificações e fora das ramificações ao ecossistema Bitcoin, um país poderia tornar muito difícil a obtenção e o uso da moeda criptográfica, sem proibi-la oficialmente.

Como tal, ainda existe o risco de que os Estados Unidos possam se limitar a moedas criptográficas como a Bitcoin, forçando as firmas a fazer uma manobra regulatória que poderia tornar todas menos algumas essencialmente não viáveis. No entanto, fazer isso poderia ter um custo econômico sério.

Bitcoin está muito entrincheirado no sistema financeiro dos EUA, tanto cultural quanto tecnologicamente, para ser banido“, disse Marshall Hayner, CEO da MetalPay, à Decrypt. „Isso significaria fechar instituições que supervisionam bilhões de dólares de ativos, perder dezenas de milhares de empregos, enviar inovações para o exterior e alimentar um mercado negro para a Bitcoin“.

A imposição de uma proibição seria difícil

Embora seja claro que é bem possível para um governo proibir o Bitcoin, a aplicação de uma proibição realmente seria difícil – se não impossível – em muitos países. A menos que o governo exerça um controle rígido sobre a Internet, os indivíduos quase certamente serão capazes de baixar o software de carteira Bitcoin, executar um nó e completar as transações com pouco esforço.

Isto é evidenciado pelo fato de que ainda há um número significativo de usuários de Bitcoin na maioria dos países que já o proibiram. De acordo com um relatório de 2019 da We Are Social, cerca de 4% dos usuários de Internet no Egito possuem atualmente moedas criptográficas, enquanto a plataforma de rastreamento de mercado de moedas criptográficas CoinMarketCap listou o Paquistão como um de seus usuários com crescimento demográfico mais rápido no primeiro trimestre de 2020.

Da mesma forma, mesmo em países com controles rigorosos na Internet, uma variedade de ferramentas utilizadas para contornar essas restrições poderia tornar o esforço inútil. Afinal, é incrivelmente difícil impor uma proibição ao Bitcoin quando praticamente qualquer pessoa pode acessar a cadeia de bloqueio Bitcoin através do satélite Blockstream usando um dongle de rádio definido por software (SDR) relativamente barato e uma antena.

„Os EUA poderiam adotar restrições mais rígidas para a compra e venda de BTC, mas uma proibição direta seria impossível de ser imposta“, disse Hayner.